Coruja

Coruja

domingo, 3 de junho de 2018

CONSTRUÇÃO DO COMHECIMENTO

Trabalhar com a realidade local  da escola  foi uma tarefa  muito especial, pois a turma do Maternal II, estava muito empolgado para  conhecer o que vivia dentro do corego do lado da nossa sala de aula, varias vezes por dia eu percebia que certos alunos estavam prestando muito atenção  naquela água do corego. Sendo assim realizamos um pequeno projeto  de pesquisa e observação do corego e  durante a realização do mesmo eles descobriram que naquele arroio viviam peixinhos   que  se deslocavam-se  para um dos pontos turísticos de Imbé  a famosa praia  de Imbé.
Foi maravilhoso esse momento de descoberta  para eles,  a grande maioria dos pais participaram desse momento de aprendizagem.
Foi um momento lindo de trocas de conhecimento e interação  com a turma.
Nesse sentido faço relação a ação educativa que é da  responsabilidade do professor, que  precisa incidir sobre a atividade mental do aluno, criando condições favoráveis ao seu desenvolvimento e aprendizagem, ou seja, tem como finalidade “sintonizar com o processo de construção de conhecimento do aluno e incidir sobre ele, orientando-o na direção que sinalizar as intenções educativas” (COLL, 1992, p. 186). Vale ressaltar a necessidade de atitude favorável do aluno para a aprendizagem, é preciso que ele construa significados e atribua sentidos ao que aprende. 

Resultado de imagem para piaget construcao da aprendizagem
Segue abaixo o registro  desse momento de construção.
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas, mesa e piscina
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, criança e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas, criança e mesa Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário