USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
No
contexto contemporâneo, as crianças estão diante de uma infinidade de
informações e recursos tecnológicos que as possibilitam desenvolver-se de forma
autônoma e participativa. Na escola, trazem uma bagagem de conhecimentos
prévios que devem ser considerados, são os nativos digitais, por estarem diante
de um ambiente no qual as mídias estão presentes na vivencia em sociedade.
Nesta direção, “[...] os sujeitos que nasceram imersos no mundo digital
interagem, simultaneamente, com as diferentes mídias” (ALVES, 2008, p.06 e 07).
Considerando esse cenário, a escola encontra-se com o desafio de despertar nos
alunos o interesse em aprender, tendo em vista que ainda se percebe de forma
global que as metodologias de ensino estão voltadas para um modelo tradicional
de ensino. Para fomentar esse interesse, as tecnologias têm o papel fundamental
no processo, pois é preciso atender às expectativas dessas crianças.
As
crianças hoje já nascem em um mundo de contexto digital, um mundo voltado às
novas tecnologias onde elas exploram novos saberes. O papel do professor neste
mundo é preparar e ajudar as crianças no seu desenvolvimento. As crianças já
têm a tecnologia em seu meio e brincadeiras. Devemos usar essa ferramenta, a
favor da aprendizagem de maneira prática e coerente no nosso cotidiano escolar.
Como professor devemos também usar todo recurso para deixar nossas aulas
interativas e dinâmicas e para isso a tecnologia vem somar na hora do aprender.
De maneira diferenciada podemos usar a tecnologia em busca de novas
possibilidades educacionais fazendo com que as aulas estimulem o aprendizado da
criança de maneira simples e eficaz. Hoje é possível através da tecnologia
apresentar novos meios de aprender como utilizar um jogo onde podemos
apresentar conteúdos dados em sala de aula de maneira que chame a atenção da
criança na hora do aprender.
Vale
esclarecer que as tecnologias não são apenas equipamentos e aparelhos. Elas
correspondem a um universo de elementos criados pelo cérebro humano nas
diferentes épocas, maneiras de uso e aplicabilidade. Portanto, o homem utiliza
muitas tecnologias que, necessariamente, não estão relacionadas a equipamentos,
como a linguagem, enquanto construção criada pela inteligência humana
propiciadora de comunicação entre os membros de uma sociedade, na qual originou
os diversos idiomas que formam a identidade do povo e a sua cultura. (KENSKI,
2007). Já as tecnologias digitais, relacionam-se com conhecimentos provenientes
da eletrônica, da microeletrônica e das telecomunicações. Elas estão em
constante transformação e não são materializadas em máquinas e equipamentos,
uma vez que se encontram no plano virtual, com apoio na informação. “Tem suas
próprias lógicas, suas linguagens e maneiras particulares de comunicar-se com
as capacidades perceptivas, emocionais, cognitivas, intuitivas e comunicativas
das pessoas” (KENSKI, 2007, p.38). Nas últimas décadas, houve grandes avanços
tecnológicos que possibilitaram variadas formas de utilização das tecnologias
da comunicação e informação, como possibilidade de produção e propagação de
informações, interação e comunicação, de maneira instantânea. Para Lévy, “[...]
um mundo virtual, no sentido amplo, é um universo de possíveis, calculáveis a
partir de um modelo digital. Ao interagir com o mundo virtual, os usuários o
exploram e o atualizam simultaneamente. Quando as interações podem enriquecer o
modelo, o mundo virtual torna-se um vetor de inteligência e criação coletivas.
” (LÉVY, 2010, p. 75)
Infelizmente muita escolas não utilizam estes recursos, tão importantes para uma boa prática pedagógica, como exemplo disso posso citar a escola onde eu trabalho, que tem uma rede de internet utilizada exclusivamente pela secretaria, assim, os professores acabam privados de um recurso extremamente interessante e produtivo.
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