Coruja

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domingo, 3 de junho de 2018

USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

      No contexto contemporâneo, as crianças estão diante de uma infinidade de informações e recursos tecnológicos que as possibilitam desenvolver-se de forma autônoma e participativa. Na escola, trazem uma bagagem de conhecimentos prévios que devem ser considerados, são os nativos digitais, por estarem diante de um ambiente no qual as mídias estão presentes na vivencia em sociedade. Nesta direção, “[...] os sujeitos que nasceram imersos no mundo digital interagem, simultaneamente, com as diferentes mídias” (ALVES, 2008, p.06 e 07). Considerando esse cenário, a escola encontra-se com o desafio de despertar nos alunos o interesse em aprender, tendo em vista que ainda se percebe de forma global que as metodologias de ensino estão voltadas para um modelo tradicional de ensino. Para fomentar esse interesse, as tecnologias têm o papel fundamental no processo, pois é preciso atender às expectativas dessas crianças.
            As crianças hoje já nascem em um mundo de contexto digital, um mundo voltado às novas tecnologias onde elas exploram novos saberes. O papel do professor neste mundo é preparar e ajudar as crianças no seu desenvolvimento. As crianças já têm a tecnologia em seu meio e brincadeiras. Devemos usar essa ferramenta, a favor da aprendizagem de maneira prática e coerente no nosso cotidiano escolar. Como professor devemos também usar todo recurso para deixar nossas aulas interativas e dinâmicas e para isso a tecnologia vem somar na hora do aprender. De maneira diferenciada podemos usar a tecnologia em busca de novas possibilidades educacionais fazendo com que as aulas estimulem o aprendizado da criança de maneira simples e eficaz. Hoje é possível através da tecnologia apresentar novos meios de aprender como utilizar um jogo onde podemos apresentar conteúdos dados em sala de aula de maneira que chame a atenção da criança na hora do aprender.
            Vale esclarecer que as tecnologias não são apenas equipamentos e aparelhos. Elas correspondem a um universo de elementos criados pelo cérebro humano nas diferentes épocas, maneiras de uso e aplicabilidade. Portanto, o homem utiliza muitas tecnologias que, necessariamente, não estão relacionadas a equipamentos, como a linguagem, enquanto construção criada pela inteligência humana propiciadora de comunicação entre os membros de uma sociedade, na qual originou os diversos idiomas que formam a identidade do povo e a sua cultura. (KENSKI, 2007). Já as tecnologias digitais, relacionam-se com conhecimentos provenientes da eletrônica, da microeletrônica e das telecomunicações. Elas estão em constante transformação e não são materializadas em máquinas e equipamentos, uma vez que se encontram no plano virtual, com apoio na informação. “Tem suas próprias lógicas, suas linguagens e maneiras particulares de comunicar-se com as capacidades perceptivas, emocionais, cognitivas, intuitivas e comunicativas das pessoas” (KENSKI, 2007, p.38). Nas últimas décadas, houve grandes avanços tecnológicos que possibilitaram variadas formas de utilização das tecnologias da comunicação e informação, como possibilidade de produção e propagação de informações, interação e comunicação, de maneira instantânea. Para Lévy, “[...] um mundo virtual, no sentido amplo, é um universo de possíveis, calculáveis a partir de um modelo digital. Ao interagir com o mundo virtual, os usuários o exploram e o atualizam simultaneamente. Quando as interações podem enriquecer o modelo, o mundo virtual torna-se um vetor de inteligência e criação coletivas. ” (LÉVY, 2010, p. 75)
            Infelizmente muita escolas não utilizam estes recursos, tão importantes para uma boa prática pedagógica, como exemplo disso posso citar a escola onde eu trabalho, que tem uma rede de internet utilizada exclusivamente pela secretaria, assim, os professores acabam privados de um recurso extremamente interessante e produtivo.

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