Coruja

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terça-feira, 29 de maio de 2018

CENTRO DE INTERESSE

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Criado por Decroly no início do século XX, os Centros de Interesse são definidos por Amato (1971) numa visão mais atual como sendo "agrupamento de conteúdos e atividades educativas realizadas em torno de temas centrais de grande significação para a criança.". Ao utilizar esta metodologia o educador estará oportunizando aprendizagens em todas as áreas. Assim na área cognitiva favorece a construção de novos conceitos, a partir da observação, da comparação, da assimilação e da acomodação, ajudando a criança a desenvolver seu pensamento, estruturar sua realidade e a interagir com ela. Na área afetiva, proporciona o ajuste às normas e costumes construídos socialmente, promovendo a passagem da dependência infantil para a construção de sua autonomia.
       Na área das operações mentais, a criança desenvolve a "coordenação viso motora, a construção do esquema corporal, além de facilitar o trabalho em grupo e individual" (CINEL, 2004, p.24). A organização dos centros de interesse exige três tipos de exercício: A observação: exercício humano que estabelece uma relação entre o mero perceber e o pensamento, através das comparações, das semelhanças e diferenças.
Resultado de imagem para imagens sobre centro de interesseA associação: resulta na análise, do estabelecimento de relações e da organização mental de dados que foram coletados a partir da observação. A expressão: acontece durante a observação e a associação, durante os exercícios de desenho, trabalhos manuais, experiências, leitura, compreensão de palavras, da escrita etc. A título de exemplo, será apresentado um plano de dentro de interesses (FEIL, 1986) planejado nas três fases: observação, associação e expressão.
       Vale destacar que ao utilizar os Centros de Interesses, o educador estará atendendo os interesses de seus alunos, uma vez que parte de dados e fatos concretos relacionados ao seu contexto. Deste modo proporcionará a construção de aprendizagens significativas, ao envolver a criança em experiências concretas e desafiadoras.
               
Referências

- CINEL, Nora Cecília Bocaccio. Centros de Interesse: estratégia utiliza multidisciplinaridade para o desenvolvimento global. Revista do Professor, Porto Alegre, n. 78, ano 20, p. 32- 36, abr./jun.





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