Analisando o material disponibilizado pela Interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob Enfoque da Psicologia II, pude perceber que o Método Clinico Piagetiano, é considerado uma indagação sobre como o ser humano constrói seu conhecimento, ou seja ir além do óbvio. Para Piaget esse método baseia-se em observação detalhadora de experiências e diálogos com crianças.
Usando esse método, se tornamos um cientista capaz de fazer avanços sobre os conhecimentos da cognição humana e ao mesmo tempo uma forma de refletir sobre o potencial infantil, visando conhecer as estruturas psíquicas infantis.
Segundo Piaget ele trata esse" método como misto",uma vez que elementos da observação,da experimentação e de testes questionários abertos.
Conhecer o quer a criança pensa, requer a possibilidade de consider-la a partir da perspectiva piagetiana.
REFERÊNCIAS
DELVAL,
Juan. Introdução à prática do método
clínico. Descobrindo o pensamento das crianças.
Porto Alegre: Artmed, 2002.
MARQUES,
Tania Beatriz Iwaszko. Epistemologia Genética. In:
SARMENTO, Dirléia Fanfa; RAPOPORT, Andrea e FOSSATTI, Paulo (orgs). Psicologia e educação: perspectivas
teóricas e implicações educacionais. Canoas:
Salles, 2008. p.17-26
PIAGET,
Jean. Os problemas e os métodos. In: A
representação do mundo na criança. Rio
de Janeiro: Record.
Nenhum comentário:
Postar um comentário