Falando sobre avaliação de um aluno, nós enquanto professores precisamos ter primeiramente em consideração o nosso planejamento se o mesmo está de acordo com a realidade da turma e nós profissionais precisamos estar atentos para cada etapa de desenvolvimento do aluno, muitas vezes o aluno nos mostra em pequenos gestos as suas fragilidades ou até propriamente as suas descobertas e conquistas. O processo de avaliação de um aluno não pode ser considerada uns dias antes de fazer os pareceres e sim o desenvolvimento ao longo de todo o trimestre. Trabalho com a Educação Infantil desde 2008 e sempre com a turma de Pré – Escola onde a avaliação é realizada de forma descritiva, o registro das dificuldades, conquistas e descobertas são de extrema importância para montar a avaliação do meu aluno levando em conta a sua bagagem de conhecimento trazido de casa no final de um trimestre. A partir desse vídeo da professora Jussara, entendi e aprendi mais sobre os métodos avaliativos na educação infantil, para que eu possa de maneira significativa melhorar minha prática pedagógica e sistema avaliativo com meus pequenos.Gostei muito do vídeo da pedagoga Jussara Hoffmann quando ela se refere ao processo avaliativo que significa aprender a questionar, no caminho de elaboração de uma prática de natureza dialética, o que significa que deve intermediar a relação entre professor e aluno, sendo que o ultimo deve ser o sujeito dessa prática. O aluno como sujeito livre e autônomo, respeitando o professor como grande mediador tanto do saber como da construção do mesmo. Avaliar nessa perspectiva não poder ser visando a punição, ou seja, a reprovação, mas tão somente a aprovação. São questões importantes ser refletidas tanto na nossa prática como também nossas escolas que muitas vezes ouvimos colegas, profissionais da educação comentando a questão de avaliação como algo tradicional não levando esses aspectos citados acima, e sim estão ligados somente nos números somativos de provas e trabalhados realizados ao longo do semestre.

"A criança não pode se sentir integrada a uma escola que lhe proporciona uma situação constante de prova, de teste, onde a tensão se mantém e onde ela e sua família são prejulgadas e responsabilizadas pelo fracasso", alerta Jussara Hoffmann, mestre em avaliação educacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no livro Avaliação e Educação Infantil - Um Olhar Sensível e Reflexivo sobre a Criança (152 págs., Ed. Mediação, tel. 51/3330-8105, 42 reais).
Por tudo isso, é fundamental a construção de um modelo que leve em conta o processo educacional, baseado em informações recolhidas ao longo do tempo por meio de situações significativas no contexto das atividades realizadas pelos meninos e pelas meninas e que atenda ao que eles conhecem e são capazes, sem nunca serem penalizados pelo que ainda não sabem.
Esses pontos pressupõem um planejamento que guie todos no sentido da concepção de avaliação que se quer implementar, a formação em serviço dos professores e a elaboração de instrumentos que consigam registrar o percurso realizado e dividir os avanços com as famílias. Com o objetivo de colaborar com essa reflexão e com a transformação de tudo isso em ação efetiva, esta reportagem esmiúça cada uma das etapas desse ciclo que se retroalimenta constantemente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário