Na Interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação
desse semestre vem com um objetivo de aplicar com nossos alunos um projeto de
aprendizagem, onde o objetivo principal é a questão a ser pesquisada
que parta da curiosidade, das dúvidas, das indagações do alunos.
Sendo assim comecei a observar as perguntas que
os alunos da Pré - Escola faziam durante as
aulas, fazendo o registros dos mesmos ,mas um dia durante a realização de
um jogo pedagógico sobre o fundo do mar surgiu a pergunta; Por que a água
do mar é salgada? Todos começaram a interagir com aquela pergunta
dando suas opiniões, ao longo dessa assunto percebi que para alguns não havia
despertado essa interesse ainda. Esse assunto dias após todos
estavam se perguntando sobre esse assunto, sendo assim como toda a turma estava
envolvida no mesmo tema esse foi então a nossa questão de investigação.
Segue abaixo o cartaz do registro do nosso projeto
realizado.
Depois ter escolhido a nossa questão de investigação, partimos para as dúvidas e certezas provisorias da turma, foi uma semana de indagações sobre as certezas temporárias e dúvidas provisórias sobre o tema.
Dúvidas Provisórias
- Por que só a água do mar é salgada?
- Da onde vem o sal que salga a água do mar?
- Sal da água do mar pode ser usado para salgar a nossa comida?
Certezas Temporárias
- Não pode ser consumida em in- natura.
- A água do mar é salgada.
- Por que só a água do mar é salgada?
- Da onde vem o sal que salga a água do mar?
- Sal da água do mar pode ser usado para salgar a nossa comida?
Certezas Temporárias
- Não pode ser consumida em in- natura.
- A água do mar é salgada.
Partindo desses princípios começamos as nossas investigações de pesquisas usando vários meios diferentes para realiza-las.Como por exemplo pesquisa na internet com ajuda dos pais, pesquisa em livros e revistas , enquete com o corpo docente da escola.

Após realizar algumas questões de investigação sobre o nosso projeto de aprendizagem , construímos o mapa conceitual sobre as descobertas realizadas durante as nossas pesquisas realizadas. A turma estava bastante colaborativa e envolvida durante essa atividade, pois algumas questões já estavam esclarecidas.
Segue abaixo o cartaz do registro do nosso projeto realizado.

Para finalizar posso dizer que foram semanas , meses de
muita descoberta, aprendizagem , alegria por parte dos alunos como também por
parte dos pais, na qual a grande maioria participou no projeto enviando
materiais a respeito do assunto, isso para os alunos foi muito interessante
ter e ver essa participação acontecer dentro da sala de aula.
O nosso projeto de pesquisa foi realizado com muito sucesso, apenas
a nossa palestra com o Oceanólogo, não foi realizado por
falta de autorização por parte da direção da escola.
Acredito que as aprendizagens durante o nosso projeto foram
significativas e inovadoras, nesse sentido posso dizer o projeto de
aprendizagem favoreceu especialmente a aprendizagem de cooperação, com
trocas recíprocas e respeito mútuo. Isto quer dizer que a prioridade não
é o conteúdo em si, formal e descontextualizado. A proposta é aprender
conteúdos, por meio de procedimentos que desenvolvam a própria capacidade de
continuar aprendendo, num processo construtivo e simultâneo de questionar-se,
encontrar certezas e reconstruí-las em novas certezas. Isto quer dizer:
formular problemas, encontrar soluções que suportem a formulação de novos e
mais complexos problemas. Ao mesmo tempo, este processo compreende o desenvolvimento
continuado de novas competências em níveis mais avançados, seja do quadro
conceitual do sujeito, de seus sistemas lógicos, seja de seus sistemas de
valores e de suas condições de tomada de consciência.
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