Coruja

Coruja

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Projeto de Aprendizagem

Na Interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação desse semestre vem com um objetivo de aplicar com nossos alunos um projeto de aprendizagem, onde o objetivo principal é a questão a ser pesquisada   que parta da curiosidade, das dúvidas, das indagações do alunos. 
Sendo assim comecei a observar  as perguntas  que  os alunos da Pré - Escola faziam durante as aulas, fazendo o registros dos mesmos ,mas  um dia durante a realização de um jogo pedagógico  sobre o fundo do mar surgiu a pergunta; Por que a água do mar é salgada? Todos começaram  a interagir com aquela  pergunta dando suas opiniões, ao longo dessa assunto percebi que para alguns não havia despertado  essa interesse ainda. Esse assunto dias após  todos estavam se perguntando sobre esse assunto, sendo assim como toda a turma estava envolvida no mesmo tema esse foi então a nossa questão de investigação.
Segue abaixo  o  cartaz do registro do nosso projeto realizado.

 Depois ter escolhido a nossa questão de investigação, partimos para as dúvidas e certezas provisorias  da turma, foi uma semana de indagações  sobre as certezas temporárias e dúvidas  provisórias sobre o tema.
  Dúvidas  Provisórias
-  Por que  só a água do mar é salgada?
- Da onde  vem  o sal que salga  a água do mar?
- Sal da água do mar  pode ser usado para salgar  a nossa comida?
     Certezas  Temporárias
Não  pode ser consumida  em in- natura.
- A água  do mar é salgada.


Partindo desses princípios  começamos as nossas  investigações de pesquisas usando vários meios diferentes   para  realiza-las.Como por exemplo pesquisa na internet com ajuda dos pais, pesquisa em livros e revistas , enquete  com o corpo docente da escola.


Após realizar algumas questões de investigação  sobre o nosso projeto de aprendizagem , construímos o mapa conceitual sobre  as descobertas realizadas durante as nossas pesquisas realizadas. A turma estava bastante colaborativa  e envolvida  durante essa atividade, pois algumas questões já estavam  esclarecidas.
Segue abaixo  o  cartaz do registro do nosso projeto realizado.

  Para finalizar posso dizer que foram semanas , meses  de muita descoberta, aprendizagem , alegria por parte dos alunos como também por parte dos pais, na qual a grande maioria participou no projeto enviando materiais a respeito do assunto, isso para os alunos foi muito interessante  ter  e ver essa participação acontecer dentro da sala de aula.
O nosso projeto de pesquisa foi realizado com muito sucesso, apenas a nossa  palestra com o  Oceanólogo, não foi realizado por falta de autorização por parte da direção da escola.
Acredito que as aprendizagens durante o nosso projeto foram significativas e inovadoras, nesse sentido posso dizer o  projeto de aprendizagem  favoreceu especialmente a aprendizagem de cooperação, com trocas recíprocas e respeito mútuo.  Isto quer dizer que a prioridade não é o conteúdo em si, formal e descontextualizado.  A proposta é aprender conteúdos, por meio de procedimentos que desenvolvam a própria capacidade de continuar aprendendo, num processo construtivo e simultâneo de questionar-se, encontrar certezas e reconstruí-las em novas certezas.  Isto quer dizer: formular problemas, encontrar soluções que suportem a formulação de novos e mais complexos problemas.  Ao mesmo tempo, este processo compreende o desenvolvimento continuado de novas competências em níveis mais avançados, seja do quadro conceitual do sujeito, de seus sistemas lógicos, seja de seus sistemas de valores e de suas condições de tomada de consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário