Coruja

Coruja

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Projeto de Aprendizagem - Faciliitador do conhecimento

    
Resultado de imagem para IMAGENS DE UM PROJETO DE APRENDIZAGEM

 Conforme o Antoni Zabala Vidiellas nos esclarece que as relações e a forma de vincular os diferentes conteúdos de aprendizagem de uma unidade didática é o que denominamos organização de conteúdos, esses conteúdos geralmente são apresentados separadamente em aula, porém possuem mais potencialidade de uso e de compreensão quando são relacionados entre si.
     Os estudos e práticas sobre os conteúdos disciplinares vêm comprovando que estabelecer relações entre os diversos conteúdos vem desenvolvendo de forma mais intensa e crítica do aluno.
      Concordo que a organização dos conteúdos não é um tema menor, ela responde ao que se quer alcançar na educação, ao protagonismo do aluno como sujeito ativo na construção do conhecimento facilitando a construção.
    Todo professor deve levar em conta: a situação da realidade, questões ou curiosidades, instrumentos disciplinares, formalização, aplicação a outras situações e a revisão integradora. 
    Assim, não devemos seguir ao pé da letra um método globalizado ou outro qualquer, devemos integrar o conhecimento a situação do aluno, partir da sua realidade e de sua curiosidade do mundo em que vive fazendo com que compreenda a sociedade e participe nela construtivamente.

Aprendizagem por projeto:

·         Parte do interesse, da curiosidade dos alunos.
·         Considera o conhecimento prévio da realidade vivida pelo aluno sobre o tema.
·         Atende os interesses e necessidades.
·         Regras definidas entre professor e aluno.
·         Apropriação do conhecimento específico.
·         O aluno constrói o conhecimento.
·         Dúvidas partem dos alunos.
·         Aluno interessado a buscar a resposta.
·         Motivação intrínseca do aluno.
·         Aluno se sente desafiado.
·         Tema e assunto têm significado para o aluno.
·         Elaborado pelo grupo, consenso de alunos e professores.
·         O professor é orientador e o aluno é agente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário