Conforme o Antoni Zabala Vidiellas nos esclarece que as
relações e a forma de vincular os diferentes conteúdos de aprendizagem de uma
unidade didática é o que denominamos organização de conteúdos, esses conteúdos
geralmente são apresentados separadamente em aula, porém possuem mais potencialidade
de uso e de compreensão quando são relacionados entre si.
Os estudos e práticas sobre os conteúdos
disciplinares vêm comprovando que estabelecer relações entre os diversos
conteúdos vem desenvolvendo de forma mais intensa e crítica do aluno.
Concordo que a organização dos
conteúdos não é um tema menor, ela responde ao que se quer alcançar na
educação, ao protagonismo do aluno como sujeito ativo na construção do
conhecimento facilitando a construção.
Todo professor deve levar em conta: a situação
da realidade, questões ou curiosidades, instrumentos disciplinares,
formalização, aplicação a outras situações e a revisão integradora.
Assim, não devemos seguir ao pé da letra um
método globalizado ou outro qualquer, devemos integrar o conhecimento a
situação do aluno, partir da sua realidade e de sua curiosidade do mundo em que
vive fazendo com que compreenda a sociedade e participe nela
construtivamente.
Aprendizagem por projeto:
· Parte do
interesse, da curiosidade dos alunos.
· Considera o
conhecimento prévio da realidade vivida pelo aluno sobre o tema.
· Atende os
interesses e necessidades.
· Regras
definidas entre professor e aluno.
· Apropriação
do conhecimento específico.
· O aluno
constrói o conhecimento.
· Dúvidas
partem dos alunos.
· Aluno
interessado a buscar a resposta.
· Motivação
intrínseca do aluno.
· Aluno se
sente desafiado.
· Tema e
assunto têm significado para o aluno.
· Elaborado
pelo grupo, consenso de alunos e professores.
· O professor
é orientador e o aluno é agente.
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