Como
sabemos, é responsabilidade do poder público, oferecer condições favoráveis
para que a escola funcione adequadamente e onde realmente aconteça a
aprendizagem dos sujeitos. As nossas escolas públicas, estão sucateadas, isto é
visível, real.
Na minha concepção, não podemos ficar esperando por melhores condições, e temos
sim obrigação de desenvolver, apesar das dificuldades, com eficiência,
qualidade e dedicação a nossa prática pedagógica e administrativa com o
objetivo de melhorar os índices de aproveitamento da escola. Não para a mídia
poder publicar ou reconhecer, mas para o efetivo crescimento dos sujeitos e
melhora de sua condição de vida.
As dimensões extraescolares que dificultam os avanços, cito as obrigações do
Estado com a educação, como já mencionei acima, e concentração de renda e
desestrutura familiar.
As
dimensões intra-escolares,
evidencio que ainda temos uma ação pedagógica deficiente, que não inclui, e não
atinge a todos.
Precisamos, estudar mais, repensar antigas práticas, para avançar diante
destes novos desafios da educação. A sociedade se modificou, a escola precisa
acompanhar as mudanças também, se adequar. É urgente oferecer uma escola que
acolha mais, se diferencie e proporcione ao educando uma aprendizagem mais
prática, com mais qualidade, e que permita uma melhor condição de vida dos
alunos, suas famílias e de toda a comunidade onde atuamos.
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