Ao ler o texto; Organização da educação escolar no Brasil na perspectiva da gestão democrática: sistemas de ensino, órgãos deliberativos e executivos, regime de colaboração, programas, projetos e ações.
Relacionar alguns conceitos com a nossa prática docente é muito interessante pois, atuo na prática docente a 9 anos e a grande maioria das escolas onde atuei sempre me envolvi a algum órgão da escola como presidente do CPM, coordenadora pedagógica e a na criação do PPP da escola. Sempre realizando atividades de forma gestão democrática, para o bom desenvolvimento e andamento da Instituição.
Atualmente não estou envolvido a nenhum órgão gestor citado acima mas, percebo que muitas vezes os membros que são compostos por fazer parte de algum órgão gestor são convidados ou indicados mas, ao longo do tempo deixam de se envolver perdendo interesse afetando o bom desenvolvimento da escola.
Como professora ,mãe estudante de Pedagogia e analisando esses aspectos percebo como esses fatores citados nas atividades são de extrema importância para o funcionamento da escola ou seja, ela precisa ser organizada no sentido de que suas ações, que devem ser eminentes educativas, atinjam os objetivos e de formar sujeitos concretos , participativos , criativos e críticos, nesse sentido o papel do professor tem grande importância para resgatar esses objetivos criando projetos que envolvem os pais, a comunidade em si para o bom desenvolvimento na Instituição Escolar.
Olá Tânia, realmente os diferentes espaços que possibilitam uma gestão democrática são muito importantes e também a maneira que são constituídos faz muita diferença. No entanto, gostaria de saber como pensas que estes espaços devam ser construídos na escola e como podemos participar mais ativamente de uma gestão democrática independente dos locais que ocupamos.
ResponderExcluirAbraços