Coruja

Coruja

domingo, 23 de outubro de 2016

A Ciência é pura diversão!

EXPERIMENTO GARRAFA CHUVEIRO

A tarefa essa semana foi realizar um experimento com os nossos alunos na Interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências.
O ensino de Ciências também acontece na Educação Infantil e se dá principalmente na realização de experiências científicas de fácil manuseio!
Já fiz várias experiências com meus alunos com o objetivo de  estimular a elaboração de hipóteses das crianças, desenvolver e aguçar a curiosidade.
Ao iniciar qualquer experimento científico, pergunto às crianças o que elas acham que vai acontecer e anoto as observações feitas. Depois comparo o experimento e os resultados. É incrível como muitas vezes as crianças já sabem o que vai acontecer. O valor de fazer o experimento é validar e quantificar o que muitos deles já observaram. Após o término do experimento fazemos a revisão do que foi escrito  para mostrar o que aprenderam; Também peço que ilustrem o momento. Os conceitos podem ser complexos, mas os exemplos simples estão ao nosso alcance!
As crianças são curiosas e querem saber como as coisas funcionam! A Ciência é pura diversão!

MATERIAIS
1. Garrafa de plástico com tampa de rosca
2. Prego
3. Água
4. Tigela
5. Funil

COMO FAZER
1. Encha a tigela de água.
2. Fure a base da garrafa com o prego e a coloque dentro da tigela.
3. Coloque água dentro da garrafa e feche.
4. Segure a garrafa pela boca sem apertá-la e a levante. Observe.
5. Abra a garrafa. Observe.

TURMA  DE APLICAÇÃO: PRÉ-ESCOLA CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS


O QUE ACONTECE?
Mesmo com a garrafa furada, enquanto estiver tampada, a água não cai. Se abrir, a água começa a cair; se fechar, a água para.

POR QUE ACONTECE? 
A pressão atmosférica, que age em todas as direções aplica uma força através dos furos da garrafa e segura a água dentro. Como essa pressão não age diretamente na parte de cima quando está fechada, a água não cai. Mas se destampar, a pressão atmosférica entra em ação e faz a água cair.

FATOS RELEVANTES SOBRE A APLICAÇÃO DO EXPERIMENTO COM A TURMA.
Durante a aplicação do experimento as crianças apresentaram muita curiosidade e interesse pela atividade desenvolvida. Segundo eles a água iria sair imediatamente com ou sem tampa.
Quando perceberam que a água não estava saindo com a tampa, eles ficaram surpresos.  Nesse instante começaram a questionar o porquê do acontecido. Foi então que expliquei para eles que o efeito do ar era menor dentro da garrafa por isso não saía água e quando ela é aperta o ar de fora faz com que água desça. Nesse mesmo instante eles começaram a chamar o experimento de chuveirinho, e  passaram a participar ativamente do experimento.

Um comentário:

  1. Oi Tânia,
    Muito legal sua experiência!
    Estou certa de que foi significativo para eles esse experimento e como você mesma mostrou eles, mesmo pequeninos, já antecipavam o que poderia acontecer. O fato de não acontecer o que eles previam certamente desestabilizou as certezas deles e os fez ficar ainda mais interessados no evento.
    Através das ciências, dos experimentos, das experiências e das vivências é possível conhecer o mundo ao nosso redor, mas principalmente conhecer as hipóteses e as formas de pensar de nossos alunos.Para isso é necessário que o professor esteja aberto a dialogar com seu aluno, pois na medida em que professores e alunos aprendem e crescem na diferença as trocas tornam-se significativa para ambos.
    Que reflexões você pode fazer sobre a aprendizagem dos seus alunos a partir dessa experiência?
    Abraço, Tutora Tais

    ResponderExcluir