EXPERIMENTO GARRAFA CHUVEIRO
A tarefa essa semana foi realizar um experimento com os nossos alunos na
Interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências.
O ensino de Ciências também acontece na Educação Infantil e se dá
principalmente na realização de experiências científicas de fácil manuseio!
Já fiz várias experiências com meus alunos com o objetivo de
estimular a elaboração de hipóteses das crianças, desenvolver e aguçar a
curiosidade.
Ao iniciar qualquer experimento científico, pergunto às crianças o que
elas acham que vai acontecer e anoto as observações feitas. Depois
comparo o experimento e os resultados. É incrível como muitas vezes as crianças
já sabem o que vai acontecer. O valor de fazer o experimento é validar e
quantificar o que muitos deles já observaram. Após o término do
experimento fazemos a revisão do que foi escrito para mostrar o
que aprenderam; Também peço que ilustrem o momento. Os conceitos podem ser complexos,
mas os exemplos simples estão ao nosso alcance!
As crianças são curiosas e querem saber como as coisas funcionam! A
Ciência é pura diversão!
MATERIAIS
1. Garrafa de plástico com tampa de rosca
2. Prego
3. Água
4. Tigela
5. Funil
COMO FAZER
1. Encha a tigela de água.
2. Fure a base da garrafa com o prego e a coloque dentro da tigela.
3. Coloque água dentro da garrafa e feche.
4. Segure a garrafa pela boca sem apertá-la e a levante. Observe.
5. Abra a garrafa. Observe.
1. Garrafa de plástico com tampa de rosca
2. Prego
3. Água
4. Tigela
5. Funil
COMO FAZER
1. Encha a tigela de água.
2. Fure a base da garrafa com o prego e a coloque dentro da tigela.
3. Coloque água dentro da garrafa e feche.
4. Segure a garrafa pela boca sem apertá-la e a levante. Observe.
5. Abra a garrafa. Observe.
TURMA DE APLICAÇÃO: PRÉ-ESCOLA CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS
O QUE ACONTECE?
Mesmo
com a garrafa furada, enquanto estiver tampada, a água não cai. Se abrir, a
água começa a cair; se fechar, a água para.
POR QUE ACONTECE?
A
pressão atmosférica, que age em todas as direções aplica uma força através dos
furos da garrafa e segura a água dentro. Como essa pressão não age diretamente
na parte de cima quando está fechada, a água não cai. Mas se destampar, a
pressão atmosférica entra em ação e faz a água cair.
FATOS RELEVANTES SOBRE A APLICAÇÃO DO EXPERIMENTO COM A TURMA.
Durante
a aplicação do experimento as crianças apresentaram muita curiosidade e
interesse pela atividade desenvolvida. Segundo eles a água iria sair
imediatamente com ou sem tampa.
Quando perceberam que a água não
estava saindo com a tampa, eles ficaram surpresos. Nesse instante começaram a questionar o porquê
do acontecido. Foi então que expliquei para eles que o efeito do ar era menor
dentro da garrafa por isso não saía água e quando ela é aperta o ar de fora faz
com que água desça. Nesse mesmo instante eles começaram a chamar o experimento
de chuveirinho, e passaram a participar
ativamente do experimento.
Oi Tânia,
ResponderExcluirMuito legal sua experiência!
Estou certa de que foi significativo para eles esse experimento e como você mesma mostrou eles, mesmo pequeninos, já antecipavam o que poderia acontecer. O fato de não acontecer o que eles previam certamente desestabilizou as certezas deles e os fez ficar ainda mais interessados no evento.
Através das ciências, dos experimentos, das experiências e das vivências é possível conhecer o mundo ao nosso redor, mas principalmente conhecer as hipóteses e as formas de pensar de nossos alunos.Para isso é necessário que o professor esteja aberto a dialogar com seu aluno, pois na medida em que professores e alunos aprendem e crescem na diferença as trocas tornam-se significativa para ambos.
Que reflexões você pode fazer sobre a aprendizagem dos seus alunos a partir dessa experiência?
Abraço, Tutora Tais