Nossa primeira atividade relacionada a Interdisciplina de Representação do mundo pela Matemática, podemos fazer uma pequena reflexão sobre a nossa prática na sala de aula em relação como trabalhamos esse conceito tão complexo com nossos alunos.
Quando cursei o Magistério no Instituto Estadual de Ensino Paulo Freire no município de São Sebastião do Caí, o concluído em 2008. No início de 2009 tive minha primeira experiência como professora, desde então, sempre trabalhei com turmas de Pré-Escola, posso afirmar que adoro minha profissão e que me sinto realizada com ela.
Desde o magistério já percebia que no meu Ensino Fundamental, muitos recursos não foram apresentados e explorados pela minha professora, ela usava um método tradicional, que muitas vezes tivemos muitas dificuldades de entender certos conceitos. E hoje posso afirmar que a relação da matemática é algo que está sempre presente nas minhas atividades de sala de aula, principalmente em jogos e brincadeiras. Acho extremamente importante trabalhar desde cedo nos pequeninos o raciocínio lógico através da aritmética. Principalmente diante da recepção positiva dos alunos as propostas envolvendo atividades matemáticas.
Eu trabalho seriação, classificação com meus alunos de 4 a 5 anos de forma construtiva, por exemplo, no simples fato de realizar a chamada coletiva, cada um ganha uma ficha com o seu nome e após colocando a ficha no painel eles poderão perceber quantos meninos e meninas estão presentes, gostos muito de trabalhar com material concreto, como palitos coloridos e tampinhas, com esses recursos eu monto uma história onde a turma precisará criar o cenário da história, usando os materiais citados. No final da história, cada faz sua apresentação falando sobre o número de tampinhas e palitos que utilizou, quais cores foram utilizadas para realização do cenário.
Já nos jogos pedagógicos gosto muito de trabalhar com jogos confeccionados, relacionados aos projetos, um exemplo o projeto sobre animais, confeccionei três jogos da galinha, onde foram criadas fichas com os números de 1 a 9, e conforme a ficha virada os alunos colocaram o número de ovos correspondentes no ninho da galinha.
Com um olhar mais crítico posso afirmar que a relação da matemática está presente diariamente na vida das crianças como um simples fato escolher seus brinquedos, cabe a nós professores usar esses recursos simples para explorar esses conceitos tão complexos para a criança, fazendo com que a criança se apaixona pelo esse maravilhoso mundo dos números.
Nenhum comentário:
Postar um comentário