Na Interdisciplina de "Representação do Mundo Pela Matemática", nos foi solicitado que, explorássemos os objetos digitais de
aprendizagem publicados no Site, com isso cheguei à conclusão que dentre os recursos apresentados, o mais apropriado para a faixa etária da
minha turma, quatro e cinco anos, levando em conta a alfabetização matemática é
o conceito de seriação, pois através deste instrumento intelectual existe a
possibilidade de os indivíduos organizarem mentalmente a realidade do ambiente
de convívio. Faz-se extremamente importante quando o individuo torna-se capaz
de estabelecer e ordenar as diferenças entre os objetos. É o primeiro passo
para um aprimoramento intelectual e matemático das crianças, inclusive trazendo
para elas capacidade de ordenação crescente ou decrescente de determinadas
características do que está sendo analisado como, peso, tamanho, espessura,
cor, sabor, formato, etc.
Tudo isto leva o aluno a
ampliação do seu conhecimento e de sua capacidade de análise. Segundo
Toledo (1997) “enquanto a classificação repete as semelhanças entre os
elementos, a seriação trabalha mais com as diferenças entre eles. Quando
dizemos que estamos seriando, categorizando os objetos, estabelecemos entre
eles uma relação de diferença que possa ser quantificada, permitindo que os
elementos sejam colocados em ordem crescente ou decrescente.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário