EROTIZAÇÃO DA INFÂNCIA
Os meios de
comunicação vivem um grande dualismo, de um lado protegem as crianças e de
outro as deixam totalmente expostas. A mensagem contida na propaganda acarreta
muitos problemas para o futuro dos pequenos. Por serem facilmente manipuláveis
as crianças crescem e se desenvolvem de acordo com princípios instaurados pela
publicidade. Baseados nesses estudos as empresas de propaganda se apropriam do
espaço da televisão para vender seus produtos, mas também utilizam de outros
suportes da mídia para a circulação da marca. Sabendo que o público infantil
está totalmente interligado às novas tecnologias, as empresas utilizam-se delas
para indicar novos modelos de vestir. Abusando da sensualidade e da criação de
um padrão de comportamento de que a criança, em especial a da segunda infância
e da pré-adolescência, deva se vestir como uma mulher madura, a propaganda
transforma costumes através da violência simbólica.
E como educadora, qual o caminho pra lidar com essa questão em sala de aula?
ResponderExcluirRealizo projetos pedagógicos na escola para valorizar a faixa etária das crianças, constituindo um ambiente onde as crianças se enxergam valorizadas por todos, sendo e agindo normalmente como crianças que são, aprendendo sem perder a infância, com atividades lúdicas e com socializações repletas de afeto e carinho.
ResponderExcluir