Sem sombra de dúvidas os fatores apresentados são os grandes
norteadores da prática pedagógica, é praticamente impossível trabalhar em sala
de aula, em qualquer série, sem entender os fatores que podem interferir nos
processos de aprendizagem. Os indivíduos trazem para sala de aula uma bagagem
bem relevante, inclusive suas vidas refletem suas capacidades de aprendizagem.
Podemos
constatar sobre a leitura que cada fator interfere de uma forma diferente na
aprendizagem, por exemplo, através do conhecimento sobre os fatores
sociológicos podemos melhorar nossa pratica pedagógica levando em conta que um
ou mais indivíduos não tiveram as mesmas oportunidades de aprender em casa na
presença dos pais, ou ainda os aspectos funcionais, que nos ajudam a
identificar os níveis de leitura empregada por indivíduos com diferentes
acessos a recursos didáticos ou informacionais.
Ainda temos
que trabalhar conscientes de que os alunos carregam influências psicogenéticas
que podem facilitar ou dificultar a aprendizagem, por isso nossa prática
pedagógica deve ser ampla e envolvente, mas levando em consideração as
individualidades, para que se construa um ambiente onde todos os alunos se
sintam contemplados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário