O texto inovações pedagógicas e a reconfiguração
de saberes no ensinar no aprender na Universidade, nos apresenta uma
prática de inovação pedagógica só pode
ser compreendida se estudada no local onde os fenômenos ocorrem e se valendo de
instrumentos etnográficos (observação participante) que busquem entender de
dentro como eles acontecem.
A Inovação pedagógica é
necessário que haja mudanças qualitativas nas práticas pedagógicas, sejam dos
ambientes físicos ou virtuais de aprendizagem. Essas mudanças envolvem um
posicionamento crítico diante das concepções da escola tradicional e busca a
criação de contextos de aprendizagem inovadores, diferentes da escola
tradicional, que insiste no modelo de se criar contextos de ensino, mantendo
sempre o foco no professor e não no aprendiz.
A inovação pedagógica se
traduz em novas ideias e concepções para se entender e atuar no processo de
aprendizagem em ambientes escolares ou não. Portanto, a inovação implica
diretamente nas práticas pedagógicas e não em reformas curriculares ou mudanças
programáticas, ainda que elas possam sugerir ou até mesmo nortear-nos no rumo
das mudanças qualitativas nesse, sentido podemos perceber que a inovação pedagógica
ela é considerada uma concepção epistemológica construtivista.

REFERÊNCIAS
TARDIF, Maurice. “Lugar e sentido dos conhecimentos
universitários na formação dos profissionais do ensino”. In GARRIDO, Susane,
CUNHA, Maria Isabel da, GUE MARTINI,
Jussara (orgs). Rumos da Educação
Superior. São Leopoldo, Ed.
Unisinos, 2002.
Oi Tânia,
ResponderExcluirMuito importante suas considerações!
A partir de um olhar mais crítico, que cuidados você acredita que um educador precisa ter no uso das TICs em sala de aula?
Abraço, tutora Tais