Coruja

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sábado, 28 de abril de 2018

Inovação Pedagogica

       O texto inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar  no aprender  na Universidade, nos apresenta uma prática  de inovação pedagógica só pode ser compreendida se estudada no local onde os fenômenos ocorrem e se valendo de instrumentos etnográficos (observação participante) que busquem entender de dentro como eles acontecem.
       A Inovação pedagógica é necessário que haja mudanças qualitativas nas práticas pedagógicas, sejam dos ambientes físicos ou virtuais de aprendizagem. Essas mudanças envolvem um posicionamento crítico diante das concepções da escola tradicional e busca a criação de contextos de aprendizagem inovadores, diferentes da escola tradicional, que insiste no modelo de se criar contextos de ensino, mantendo sempre o foco no professor e não no aprendiz.
      A inovação pedagógica se traduz em novas ideias e concepções para se entender e atuar no processo de aprendizagem em ambientes escolares ou não. Portanto, a inovação implica diretamente nas práticas pedagógicas e não em reformas curriculares ou mudanças programáticas, ainda que elas possam sugerir ou até mesmo nortear-nos no rumo das mudanças qualitativas nesse, sentido podemos perceber que a inovação pedagógica ela é considerada uma concepção epistemológica construtivista.


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REFERÊNCIAS

TARDIF, Maurice. “Lugar e sentido dos conhecimentos universitários na formação dos profissionais do ensino”. In GARRIDO, Susane, CUNHA, Maria Isabel da, GUE  MARTINI, Jussara (orgs). Rumos da Educação Superior. São Leopoldo, Ed.  Unisinos, 2002.

Um comentário:

  1. Oi Tânia,
    Muito importante suas considerações!
    A partir de um olhar mais crítico, que cuidados você acredita que um educador precisa ter no uso das TICs em sala de aula?
    Abraço, tutora Tais

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