Comenius propôs “um ensino unificado,
pautado em uma educação realista e permanente; um método pedagógico rápido,
econômico e sem fadiga e um ensino a partir de experiências cotidianas”
(OLIVEIRA, 2009, p. 30).
Isto é o que praticamos no dia-a-dia
de nossas aulas, buscamos dinamizar os métodos de ensino com didáticas
abrangentes, levando em conta, sempre, a história de vida dos alunos e suas
características sociais, ou seja, baseamos nossas atitudes profissionais nas
teorias de Comênio. Este fato é um grande exemplo de que suas teorias são
extremamente importantes e influenciadoras do ensino hoje em dia, pois
utilizamos estes recursos teóricos a muito tempo, inclusive antes de conhecer a
trajetória do próprio Comênio.
Segundo Comênio o material didático como por exemplo os livros escolares precisavam ser adequados aos
conteúdos das disciplinas, devendo ser de boa qualidade a ponto de serem
considerados uma fonte de: piedade, sabedoria e virtude. Os recursos didáticos
deveriam estar sempre ao alcance dos alunos. Para Comênio, primeiramente, os
alunos devem conhecer as coisas, e posteriormente, suas possibilidades
combinatórias. O conteúdo a ser ensinado deve seguir uma sequência, de tal
forma que um conhecimento prepare o caminho para o próximo, ou seja, um
conteúdo complementa o outro, criando uma grande teia de conhecimentos
interligados.
Podemos perceber que ele tinha uma visão mais moderna em relação ao ensino e aprendizagem da criança. Por exemplo naquela época ele já utilizava esse tipo de alfabeto para que a criança conseguisse fazer relação da letra com a sua realidade.
NÃO É POR NADA QUE É CONSIDERADO O PAI DA DIDÁTICA MODERNA.
Podemos perceber que ele tinha uma visão mais moderna em relação ao ensino e aprendizagem da criança. Por exemplo naquela época ele já utilizava esse tipo de alfabeto para que a criança conseguisse fazer relação da letra com a sua realidade.
Oi colega Tânia amei sua abordagem sobre Comênio!
ResponderExcluirRealmente Comênio foi o "pai" da inovação da didática. Em pleno século XVII ele já se preocupava em aprender brincando, com imagem, bem como usar experimentos para enriquecer as aulas. Tratava a criança como sujeito dotado de sentimentos e consciência, apto a aprender. Repudiava castigos, aulas entediantes e outras. Buscava uma educação para todos, independente de classe social.
Tânia! E como você relaciona suas ações pedagógicas com a pesquisa que fizeste sobre Comênio. Qual a referência da revista você pesquisou?