No IV semestre tivemos o primeiro contato de como criar um Projeto de Aprendizagem.
Com o objetivo de melhorar a nossa prática pedagógica e facilitando o processo de aprendizagens fazendo com que pudéssemos pesquisar um determinado assunto que fosse do nosso interesse. No meu ponto de vista acredito que o projeto de aprendizagem é mais significativo para o aluno, pois ele irá estudar, pesquisar sobre um assunto do interesse dele, mas para umas entidades educacionais esse método ainda está muito distante, pois acreditam que o professor ainda precisa usar o o projeto de ensino onde ele traz pronto o assunto a ser estudado sem dar a oportunidade ao aluno de opinar.
No semestre passado criando um projeto de aprendizagem por afinidade de conteúdo, eu e minha colega Maíra se identificamos com o tema: A música funciona como terapia?
Mas, durante a pesquisa a minha colega desistiu do curso de pedagogia do PEAD, onde fiquei sozinha no projeto ao longo de pesquisas se leituras realizadas percebi que o assunto estava muito amplo. Por isso mudei de projeto Por que as borboletas são coloridas? foi um projeto mais prazeroso e sucinto pois tive a oportunidade de ir em busca das minhas dúvidas temporárias e certezas provisórias.
O Projeto de Aprendizagem ele leva em conta o interesse, fazendo com que as aprendizagens se tormam significativas e prazerosas.Segundo o autor Antoni Zabala Vizellas os processos de aprendizagem se subdividem em vários segmentos, a saber: concepção construtivista da aprendizagem, que reúne uma série de princípios que permitem compreender a complexidade dos processos de ensino/aprendizagem e que se articulam em torno da atividade intelectual. No semestre passado criando um projeto de aprendizagem por afinidade de conteúdo, eu e minha colega Maíra se identificamos com o tema: A música funciona como terapia?
Mas, durante a pesquisa a minha colega desistiu do curso de pedagogia do PEAD, onde fiquei sozinha no projeto ao longo de pesquisas se leituras realizadas percebi que o assunto estava muito amplo. Por isso mudei de projeto Por que as borboletas são coloridas? foi um projeto mais prazeroso e sucinto pois tive a oportunidade de ir em busca das minhas dúvidas temporárias e certezas provisórias.
Aprendizado dos conteúdos segundo sua tipologia é a diferenciação dos conteúdos de aprendizagem segundo uma determinada tipologia que nos serve para identificar com mais precisão as intenções educativas.
Aprendizagem dos conteúdos factuais se entende pelo conhecimento dos fatos, acontecimentos, situações e fenômenos concretos e singulares: a idade de uma pessoa, a conquista de um território. O ensino está repleto de conteúdos factuais.
Aprendizagem dos conceitos e princípios são termos abstratos. Os conceitos se referem ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que têm características comuns, e os princípios se referem às mudanças que se produzem num fato, objeto ou situação em relação a outros fatos, objetos ou situações e que normalmente descrevem relações de causa-efeito.
Aprendizagem dos conteúdos procedimentais - inclui entre outras coisas a regras, as técnicas, os métodos, as destrezas ou habilidades, as estratégias, os procedimentos - é um conjunto de ações ordenadas e com um fim, quer dizer, dirigidas para a reação de um objetivo. Ler, desenhar, observar, calcular.
Para os Projetos de Aprendizagem os conteúdos serem significativos precisamos agrupá-los em valores, atitudes e normas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir