Coruja

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segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

VER OU OLHAR?




Quando vemos ou olhamos estas crianças, podemos chegar a diversas conclusões, principalmente diante de um ser fictício (Peppa Pig) que tanto os empolga, diverte e alegra. E durante a leitura proposta nesse semestre sobre ver e olhar, que muitas vezes passamos por situações  e deixamos nos envolver pelo momento  e deixamos de lado visão superficial, que certamente não denotará sobre tantas e tão diversas realidades.
Mas quando olhamos e nos dedicamos a uma apreciação mais profunda, acabamos verificando a existência de peculiaridades que simplesmente se ocultam diante da desatenção do meramente ver.
Olhar é uma tarefa que exige mais, pois busca no aprimoramento e na experiência do olhante a capacidade de trazer a tona, aquilo que sucumbi ao ágil e descomprometido ato de ver.
Analisando as imagens, muitas pessoas simplesmente veriam crianças felizes, inertes aos problemas sociais que os rodeiam. Mas quem olhar essas crianças certamente vai enxergar muito mais, inclusive evidenciando que a inércia delas não existe, até porque, são vivenciadoras das beneficies e das maleficies sociais.
Ver está ligado às habilidades fisiológicas da visão. Olhar está ligado às habilidades sensitivas, afetivas e sociais. O ver é rápido, ágil, desatento. Já o olhar é devagar, profundo, reflexivo e até empático.
O professor da atualidade precisa ter a habilidade de olhar e o comprometimento como ato de ver, para que suas aulas sejam significativas, atraentes e produtivas.

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