Coruja

Coruja

domingo, 16 de abril de 2017

PROFESSOR REFLEXIVO

O conceito de “Professor reflexivo” está relacionado à formação de docentes e que entende estes profissionais como intelectuais em processo contínuo de formação. Segundo a maioria dos pedagogos, a busca do professor reflexivo é a busca do equilíbrio entre a reflexão e a rotina, entre o ato e o pensamento. Dessa forma, a ação reflexiva envolveria intuição, emoção e não somente um conjunto de técnicas que podem ser ensinadas aos professores. Os formadores de professores deveriam, então, propor situações de experimentação que permitem a reflexão, assim como os professores precisam refletir sobre o papel de ensinar.
Neste sentido, pensar a formação do professor significa pensá-la como um processo de formação inicial e contínua. A ideia de professor reflexivo entende, também, que a formação é, na verdade, auto formação, uma vez que os professores reelaboram saberes iniciais em confronto com suas experiências práticas, cotidianamente vivenciadas nos contextos escolares. Assim, a execução prática desses conceitos auxilia muito na construção de portfólios de aprendizagens, pois são concomitantes no que diz respeito a utilização de recursos pedagógicos importantes, como as experiências de sala de aula, as técnicas e conhecimentos adquiridos na academia, e a busca contínua no processo de formação.
 "Ser Professor Reflexivo" de Isabel Alarcão( 1996),  ressalta  que é necessário transcende para nossos alunos e torná-los autônomos e refletivos em relação a sua aprendizagem.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário