O
conceito de “Professor reflexivo” está relacionado à formação de docentes e que
entende estes profissionais como intelectuais em processo contínuo de formação.
Segundo a maioria dos pedagogos, a busca do professor reflexivo é a busca do
equilíbrio entre a reflexão e a rotina, entre o ato e o pensamento. Dessa
forma, a ação reflexiva envolveria intuição, emoção e não somente um conjunto
de técnicas que podem ser ensinadas aos professores. Os formadores de
professores deveriam, então, propor situações de experimentação que permitem a
reflexão, assim como os professores precisam refletir sobre o papel de ensinar.
Neste
sentido, pensar a formação do professor significa pensá-la como um processo de
formação inicial e contínua. A ideia de professor reflexivo entende, também,
que a formação é, na verdade, auto formação,
uma vez que os professores reelaboram saberes iniciais em confronto com suas
experiências práticas, cotidianamente vivenciadas nos contextos escolares.
Assim, a execução prática desses conceitos auxilia muito na construção de
portfólios de aprendizagens, pois são concomitantes no que diz respeito a
utilização de recursos pedagógicos importantes, como as experiências de sala de
aula, as técnicas e conhecimentos adquiridos na academia, e a busca contínua no
processo de formação.

"Ser Professor Reflexivo" de Isabel Alarcão( 1996),
ressalta que é necessário transcende para nossos alunos e torná-los
autônomos e refletivos em relação a sua aprendizagem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário