Sou apaixonada pelas aulas diversificadas e lúdicas, principalmente quando temos em mãos a responsabilidade da primeira infância, Educação Infantil a apresentação do mundo.
Uma das atividades que me deixa orgulhosa, quando trabalhamos culinária, percebo que através de uma simples aula de confecção de bolachas, bolos, salada de frutas,etc. Existem várias possibilidades que podemos explorar em nossos alunos com cada prato ou quitute, como por exemplo, na Matemática (contagem, grandezas e medidas); Linguagem (leitura, escrita, narrativas de aprendizagens); Ciências (Mistura ou transformação das substâncias); Artes (pigmentação); Ensino Religioso (partilha, respeito, agradecimento).
Para ter uma aprendizagem significativa precisamos planejar as aulas com objetivos e quando decidimos se o foco estará voltado à Matemática, Linguagem, Ciências… nossa intencionalidade. Quando o experimento a sensação de deslumbramento e encantamento da turma quando nos sentamos para decidir que receita faremos e no momento de experimentar para descobrir sabores, cheirar para identificar aromas e odores, amassar para sentir texturas, consistências e volumes.Falas, posicionamentos (escolhas).
De mensurar a força ao quebrar um ovo ou encher uma xícara de farinha; observar as transformações ocorridas na mistura quando mexemos ou batemos em batedeira/liquidificador; sentir a temperatura quando sai do forno ou geladeira; identificar a quantidade dos ingredientes; reconhecer os símbolos numéricos que aparecem ou quando falamos (falar) da importância da alimentação saudável.Por estes motivos, devemos garantir no currículo da Educação Infantil e na prática de sala de aula espaços de experimentação, descoberta e encantamento diante da aprendizagem.
Oportunidades nas quais as crianças compreenderão o significado do aprender a apreender e da educação dos sentidos e do afeto.
E no final de uma bela aula lúdica, diversificada e concreta ver aqueles rostinhos encantados com o resultado final positivo, não existem palavras para descrever a sensação de que esse semestre foi de muitas aprendizagens, ainda mais quando colocamos uma relação entre as interdisciplinas estudadas.
Oi Tânia,
ResponderExcluirQue belíssima proposta, fiquei encantada com tuas reflexões!
As ciências da natureza podem auxiliar no desenvolvimento de conhecimentos e no próprio desenvolvimento intelectual do aluno pois como você mencionou estaremos trabalhando a capacidade de conhecer, pensar novas hipóteses e estabelecer relações entre o novo e que já se conhece.
Vivenciamos as ciências diariamente, por que não aproveitar eventos simples que desafiam e estimulam nosso pensar?!Na educação infantil isso é extremamente importante, pois as crianças aprendem muito mais agindo!
Abraço, Tutora Tais