Coruja

Coruja

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

O MUNDO QUE ME ENCANTA

     Sou  apaixonada  pelas aulas  diversificadas  e lúdicas, principalmente quando temos em mãos a responsabilidade da primeira  infância,  Educação Infantil  a apresentação do mundo.
     Uma das atividades que me deixa orgulhosa,  quando trabalhamos culinária, percebo que através de uma simples aula de confecção de bolachas, bolos, salada de frutas,etc.  Existem várias possibilidades  que podemos explorar em nossos alunos  com cada prato ou  quitute,  como por exemplo, na Matemática (contagem, grandezas e medidas); Linguagem (leitura, escrita, narrativas de aprendizagens); Ciências (Mistura ou transformação das substâncias); Artes (pigmentação); Ensino Religioso (partilha, respeito, agradecimento).
     Para ter uma aprendizagem significativa   precisamos  planejar as aulas com objetivos  e quando decidimos se o foco estará voltado à Matemática, Linguagem, Ciências… nossa intencionalidade. Quando o experimento a sensação de deslumbramento e encantamento da turma quando nos sentamos para decidir que receita faremos e no momento de experimentar para descobrir sabores, cheirar para identificar aromas e odores, amassar para sentir texturas, consistências e volumes.Falas, posicionamentos (escolhas).
  De mensurar a força ao quebrar um ovo ou encher uma xícara de farinha; observar as transformações ocorridas na mistura quando mexemos ou batemos em batedeira/liquidificador; sentir a temperatura quando sai do forno ou geladeira; identificar a quantidade dos ingredientes; reconhecer os símbolos numéricos que aparecem ou quando falamos (falar) da importância da alimentação saudável.Por estes motivos, devemos garantir no currículo da Educação Infantil e na prática de sala de aula espaços de experimentação, descoberta e encantamento diante da aprendizagem.
  Oportunidades nas quais as crianças compreenderão o significado do aprender a apreender e da educação dos sentidos e do afeto.
   E no final  de uma bela aula  lúdica, diversificada  e concreta  ver aqueles rostinhos  encantados com o resultado final  positivo, não existem palavras para  descrever  a  sensação  de que esse semestre  foi  de muitas aprendizagens,  ainda mais quando colocamos  uma relação  entre as interdisciplinas estudadas.







Um comentário:

  1. Oi Tânia,
    Que belíssima proposta, fiquei encantada com tuas reflexões!
    As ciências da natureza podem auxiliar no desenvolvimento de conhecimentos e no próprio desenvolvimento intelectual do aluno pois como você mencionou estaremos trabalhando a capacidade de conhecer, pensar novas hipóteses e estabelecer relações entre o novo e que já se conhece.
    Vivenciamos as ciências diariamente, por que não aproveitar eventos simples que desafiam e estimulam nosso pensar?!Na educação infantil isso é extremamente importante, pois as crianças aprendem muito mais agindo!
    Abraço, Tutora Tais

    ResponderExcluir