Ao desenvolver na criança a noção de tempo e espaço, é necessário levá-la a perceber que
existe uma sequência de fatos.
A criança aos poucos
com o dia-a-dia vivenciando uma rotina ela vai relacionar os fatos a uma
organização de ideias, baseando-se no antes, agora e depois,
(passado/presente/futuro), a criança vive de modo intenso esse processo.
Cabe ao professor criar parâmetros pessoais para que os
alunos possam se basear, como por exemplos:
* Rotina- A vivência da rotina como aliado a organização do
espaço.
A rotina deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as
situações de aprendizagens orientadas. O tempo organiza o espaço e para melhor explorar o espaço tem que respeitar a rotina relacionada com o tempo. A
rotina representa a estrutura com a qual a criança vai interligar as
situações à sequência do tempo. A rotina
bem estruturada faz com que a criança perceba e começa a dar conta dessa
estrutura organizacional do tempo.
*Calendário- Aos poucos com a vivência da rotina e o
acompanhamento do calendário as crianças vão se aproximando das medidas
convencionais de tempo. Na roda de conversa relatar: O que fizeram ontem? Entre
outras perguntas.
*O relógio- O que querem dizer os números no relógio? Como
está o dia hoje? Que horas é a nossa entrada? E a nossa saída? Que horas você
acordou? Situações ligadas a rotina da criança na escola e em casa.
* Tamanho- Quem é o maior? Quem é o menor? Problematizar -
Quem é o mais novo? E o mais velho?
Fazer a intervenção para que as crianças possam perceber que não é
porque o outro é menor ou maior que é o mais velho ou mais novo.
O professor tem que ser o facilitador do processo que
auxilia as crianças à alcançarem tais aprendizagens tão importantes para a
organização do seu dia-a-dia. Cabe aos educadores de educação infantil a função
de fornecer subsídios necessários para a construção dessas noções pelas
crianças.
Principais objetivos:
* Compreender noções de tempo, ontem, hoje e amanhã.
*Organizar o pensamento de acordo com as atividades
desenvolvidas.
Atividade desenvolvida em sala de
aula
Colocarei dentro de uma caixa de presente um relógio de parede e os alunos
irão adivinhar o que está dentro da
caixa e após algumas dicas irei mostrar o relógio e farei alguns
questionamentos sobre as horas.
- Para que serve um
relógio?
-Será que nós usamos o relógio na escola?
Nenhum comentário:
Postar um comentário