Realização e Reflexão sobre o jogo de adição e
subtração.
A atividade escolhida foi o jogo de trilha com
a minha turma de Pré – Escola (4 e 5 anos). Para esse jogo confeccionei um tapete
colorido de TNT, colocando os números de casas 1 a 5. Como minhas crianças
estão ainda assimilando a ideia do numeral, achei melhor também usar o material
concreto, pois, irá facilitar o raciocínio deles na hora de resolver as problemas matemáticos.
Confeccionei
uma caixinha com dois dados. Cada aluno jogou os dados e conforme caiam os
números eles resolveram as somas dos mesmos, identificando o numeral e a
quantidade correspondente. Quem acertou
avança uma casa na trilha.
Reflexão sobre a atividade realizada
Posso
afirmar que o jogo foi um sucesso, percebi que o colorido das casas chamou
muito a atenção deles, e fez com o que despertasse a curiosidade de participar
desse jogo. No inicio tudo foi meio difícil, pois a dificuldade toda era
identificar o numeral correspondente, mas ao longo do jogo os colegas que
estavam torcendo começaram a interagir com o seu jogador favorito, e pude notar
que toda a turma estava empolgada, pois, a ideia era tentar ajudar seu colega avançar
de casa. Foi um momento de muitas
aprendizagens e trocas de experiências o que era para ser simplesmente um jogo
individual passou a ser um jogo em grupo.
Desta forma,
percebi que através do jogo consegui aproximá-los do mundo da matemática de
forma lúdica, e foi maravilhoso tanto para mim quanto para eles, pois a
dificuldade deles do inicio com o numeral foi superada com cada rodada, e para
a grande maioria da turma foi surpreendente, como um aluno comentou nossa aprendi
hoje o número 2+3 = 5 uma mão cheia de dedos e minha idade, vou ensinar minha
mãe sobre o que aprendi na escola hoje.
Ver a alegria no olhar dessas crianças durante
o jogo foi uma sensação que não posso descrever vivi na pele a seguinte frase:
“Ninguém
é tão grande que não possa aprender e ninguém é tão pequeno que não possa
ensinar”.
(Esopo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário