Assim como as línguas
faladas às línguas de sinais não são universais: cada país apresenta a sua
própria língua. No caso do Brasil, tem-se a LIBRAS e que atende o regionalismo,
pois cada local guarda características específicas.
Essa língua é
um elemento essencial para a comunicação e fortalecimento de uma
identidade Surda no Brasil.A educação inclusiva se orienta pela perspectiva da
diversidade, com metodologias e estratégias diferenciadas, cuja capacitação do
professor passa pelo conhecimento sobre a diversidade, com a família,
responsabilidade para com o exercício da profissão.Por isso, Libras,tornou-se
disciplina obrigatória na formação de docentes. Assim o professor, poderá
estipular uma metodologia específica para atender de forma coerente seu
aluno.Nas nossas aulas presenciais, entramos num mundo até então
desconhecido. Descobrimos que além de contar com uma língua própria, os surdos,
também tem material e recursos feitos especificamente para atender suas
necessidades, tais como livros e aparelhos com tecnologia adaptada.E no finalzinho dessas nossas aulas uma colega perguntou ao professor Cristiano.-Então o surdo vive no silêncio? - Não, ouvimos sim, só que ouvimos com os olhos!Um ponto que me chamou a atenção, foi a comunicação estabelecida através da interpretação de sentimentos, afeto, carinho e o toque, e a importância disso na formulação de idéias e perspectivas tão relevantes para a vida familiar e social do surdo.

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