A educação tem por objetivo principal formar cidadãos críticos e criativos com condições aptas para inventar e ser capazes de construir cada vez mais novos conhecimentos. O processo de Ensino/Aprendizagem está constantemente aprimorando seus métodos de ensino para a melhoria da educação. O lúdico é um desses métodos que está sendo trabalhado na prática pedagógica, contribuindo para o aprendizado do aluna possibilitando ao educador o preparo de aulas dinâmicas fazendo com que o aluno interaja mais em sala de aula, pois cresce a vontade de aprender, seu interesse ao conteúdo aumenta e dessa maneira ele realmente aprende o que foi proposto, estimulando-o a ser pensador, questionador e não um repetidor de informações.
É preciso ressaltar que o termo lúdico significa jogo, divertir-se e que se refere à função de brincar de forma livre e individual, de jogar utilizando regras referindo-se a uma conduta social, da recreação, sendo ainda maior a sua abrangência.
Assim, podemos dizer que o lúdico é como se fosse uma parte inerente do ser humano, utilizado como recurso pedagógico em várias áreas de estudo oportunizando a aprendizagem do indivíduo. Dessa forma, percebemos as diversas razões que levam os educadores a trabalharem no âmbito escolar as atividades lúdicas.
Desde que começamos as aulas do curso de pedagogia, acredito que a maioria dos alunos que estão em sala de aula já colocaram em prática o que aprendemos pois inevitavelmente podemos compreender a sua importância no desenvolver da criança na vida escolar e esse fiz questão de postar, pois, foi uma atividade de sugestão da professoras Tânia e Rosane da interdisciplina de Ludicidade e Educação que apliquei com meus alunos de 4 a 5 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário