Na leitura realizada sobre “Nas Tramas da Literatura Infantil:
Olhares sobre Personagens Diferentes”. Pude perceber que a literatura é um caminho para a criança
desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e
significativa. Para contar a história é preciso saber como se faz, e através
das histórias as crianças aprendem nomes, sons, músicas e se inserem na
cultura. Quando realizamos uma hora do conto precisamos criar um clima de
envolvimento; e o objetivo é mostrar a importância da literatura infantil e
também a importância das pessoas que contam as histórias na educação infantil;
e acima de tudo incentivar as descobertas através dos livros, desenvolvendo
assim a criatividade a imaginação deste pequeno e assim facilitando a
compreensão do mundo que a cercam.
Acredito que
a dimensão da literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela
proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo
indiscutíveis. Quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma
mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham
problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e
de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos. É
através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos,
outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética...
Através da leitura a criança adquire uma
postura crítica e reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva.
Portanto, se esta mesma criança tem contato com uma literatura inclusiva, a
probabilidade de, nessa formação, se tornar uma pessoa mais tolerante. Quando a
criança ouve ou lê uma história e é capaz de comentar, indagar, duvidar ou
discutir sobre ela, realiza uma interação verbal, que neste caso, vem ao
encontro das noções de linguagem, o confronta mento de ideias, de pensamentos
em relação aos textos, tem sempre um caráter coletivo, social.
Oi Tânia?
ResponderExcluirComo tu escolhe os textos para contar histórias para teus alunos, após a história acha necessário fazer alguma atividade?
Eu escolho os livros e as histórias de acordo com os temas que vou trabalhar.Acho fundamental explorar a história com atividades pedagógicas ou dinâmicas. Caso contrário perde a importância da leitura.
Excluir