Coruja

Coruja

terça-feira, 3 de maio de 2016

Resultado de imagem para imagem sobre literatura


 Na leitura realizada sobre “Nas Tramas da Literatura Infantil: Olhares sobre Personagens Diferentes”. Pude perceber que a literatura é um caminho para a criança desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Para contar a história é preciso saber como se faz, e através das histórias as crianças aprendem nomes, sons, músicas e se inserem na cultura. Quando realizamos uma hora do conto precisamos criar um clima de envolvimento; e o objetivo é mostrar a importância da literatura infantil e também a importância das pessoas que contam as histórias na educação infantil; e acima de tudo incentivar as descobertas através dos livros, desenvolvendo assim a criatividade a imaginação deste pequeno e assim facilitando a compreensão  do mundo que a cercam.
Acredito que a dimensão da literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos. É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética...
 Através da leitura a criança adquire uma postura crítica e reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva. Portanto, se esta mesma criança tem contato com uma literatura inclusiva, a probabilidade de, nessa formação, se tornar uma pessoa mais tolerante. Quando a criança ouve ou lê uma história e é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela, realiza uma interação verbal, que neste caso, vem ao encontro das noções de linguagem, o confronta mento de ideias, de pensamentos em relação aos textos, tem sempre um caráter coletivo, social. 




2 comentários:

  1. Oi Tânia?
    Como tu escolhe os textos para contar histórias para teus alunos, após a história acha necessário fazer alguma atividade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu escolho os livros e as histórias de acordo com os temas que vou trabalhar.Acho fundamental explorar a história com atividades pedagógicas ou dinâmicas. Caso contrário perde a importância da leitura.

      Excluir