Coruja

Coruja

domingo, 1 de novembro de 2015

Hipóteses de leitura

    As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
O Cantinho de Leitura é um espaço, dentro da sala de aula, utilizado para, também, despertar nos alunos a prática da leitura. Nele, os alunos terão, de pronto acesso às leituras diversas do conhecimento humano. Com este privilégio, os alunos poderão aproveitar, a qualquer momento em que surgir a oportunidade, um bom momento de leitura e assim facilitará sua escrita.
Gosto muito de trabalhar com o continho de leitura, pois a cada ano que se inicia  construo com meus alunos o nosso cantinho, onde cada aluno traz  alguns livros para serem colocados na nossa mini biblioteca montada dentro da sala de aula, escolho sempre o ajudante do dia para iniciar  a aula com uma leitura  do jeitinho deles desenvolvendo assim a imaginação, criatividade  e desinibição.
Essa foto foi tirada com o aluno  Ariel  contando a sua história  para os colegas Pré – Escola.


 

2 comentários:

  1. Como lidar com crianças que não tiveram um ambiente leitor antes de chegar à escola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente preciso realizar uma atividade para conhecer a realidade social e sua bagagem cultural, a partir dessa atividade consigo ver e entender as necessidades e dificuldades, para determinar o método de aproximação com o cantinho de leitura.

      Excluir