Coruja

Coruja

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Brincar é coisa séria

Brincar é coisa séria: A importância de brincar

Observando o brincar dos meus alunos, percebi a felicidade de poder desfrutar  desse momento mágico é de  muita alegria  e socialização entre eles. Observando com um olhar mais crítico para essa atividade lúdica na educação dessas crianças percebi que o brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.
A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Ela tem características próprias. Para alcançar o pensamento adulto (abstrato), ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família. Posteriormente, esse grupo se amplia com os colegas de brincadeiras e a escola.
Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc.…
            Sua sociabilidade se desenvolve; ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade lúdica por isso,  considero que  brincar é coisa séria.
crédito: Débora Figueiredo / FlickrResultado de imagem para imagens de crianças brincando pre escola

Um comentário:

  1. Olá Tânia?!
    Como foi a atividade de brincadeira livre com teus alunos? O que tu conseguiste observar nessas brincadeiras? Achei muito interessante tuas colocações sobre o brincar.
    um abraço, Simone

    ResponderExcluir