Brincar é
coisa séria: A importância de brincar
Observando o brincar dos meus alunos, percebi a felicidade de
poder desfrutar desse momento mágico é de muita alegria e
socialização entre eles. Observando com um olhar mais crítico para essa
atividade lúdica na educação dessas crianças percebi que o brincar é tão
importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna
ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a
faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser
solidária.
A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Ela tem
características próprias. Para alcançar o pensamento adulto (abstrato), ela
precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo,
social e emocional. Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família.
Posteriormente, esse grupo se amplia com os colegas de brincadeiras e a escola.
Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara,
analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria,
deduz etc.…
Sua sociabilidade se desenvolve; ela faz amigos, aprende a compartilhar e a
respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a
envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas
nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida.
Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa
atividade lúdica por isso, considero que brincar é coisa séria.

Olá Tânia?!
ResponderExcluirComo foi a atividade de brincadeira livre com teus alunos? O que tu conseguiste observar nessas brincadeiras? Achei muito interessante tuas colocações sobre o brincar.
um abraço, Simone