Coruja

Coruja

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Inclusão escolar



Vivemos em  um tempo de transformação de referências curriculares, que indicam que não cabe ao aluno se adaptar à escola tal como foi construída; a escola é que deve se reconstruir para atender a toda a sua comunidade, da qual fazem parte pessoas com e sem deficiência.
Na perspectiva da educação inclusiva, o foco não é a deficiência do aluno e sim os espaços, os ambientes, os recursos que devem ser acessíveis e responder à especificidade de cada aluno. Portanto, a acessibilidade dos materiais pedagógicos, arquitetônicos e nas comunicações, bem como o investimento no desenvolvimento profissional, criam condições que asseguram a participação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Mas olhando para a nossa realidade sabemos que a teoria esta toda adaptada  para essa realidade, mas na pratica  sabemos que  tem muita coisa por fazer e esta muito distante da  teoria. Muitas escolas apresentam  dificuldades para trabalhar  com a inclusão, pois não existem profissionais  para trabalhar ou auxiliar  na pratica  docente. Atualmente existem leis que os protegem e garantem os direitos destas pessoas, assegurando mais liberdade, igualdade e solidariedade.Este tema é inesgotável, conquistas e desafios avançam nos tempos, e a evolução cultural e social desta sociedade é a maior delas.Na educação, a inclusão é um importante passo para romper desafios na busca de qualidade de vida e de reconhecimento.
 “O ideal é não haver Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. O ideal seria que a sociedade fosse um movimento único a favor de todas as pessoas.”Isto é, igualdade, vida independente, perspectiva, isto é cidadania. Portanto, são necessárias as adaptações nos espaços e nos recursos e principalmente uma mudança de atitude, que já reflitam a concepção de desenho universal, não só na estrutura física das escolas, como também no desenvolvimento das práticas de ensino e aprendizagem e nas relações humanas. 

A inclusão  acontece  quando ... " SE APRENDE  COM OS DIFERENCIAS  E NÃO  COM AS IGUALDADES"
 Paulo Freie

Nenhum comentário:

Postar um comentário