Coruja

Coruja

domingo, 7 de maio de 2017

Projeto de Aprendizagem na Educação Infantil




          Durante esse semestre na Interdisciplina  de Projeto Pedagógico em Ação, teremos um desafio  de realizar em sala de aula um Projeto de Aprendizagem.
Algumas semanas já se passaram e  o meu Projeto de Aprendizagem está aos poucos criando forma, sei que no inicio  foi muito difícil, pois o mesmo está sendo realizado com crianças de 4 e 5 anos de idade, pois ainda não possuem conhecimento prévio, mas para ter uma proposta  de estudo e aprendizagem comecei  a ser mais atenta as perguntas e brincadeiras  realizadas em sala de aula, até que um dia  durante um jogo pedagógico  referente ao mar,  um aluno me questiona  por que a água do mar é salgada ? Nesse mesmo instante alguns alunos terem suas ideias  e percebi que  essa pergunta percutiu várias semanas na  sala de aula.
E hoje é a nossa  questão de investigação  para o nosso projeto.
 Após as leituras realizadas  na Interdisciplina sobre o Projeto de Aprendizagem  o autor Hernandez (1998) esclarece-nos  sobre a importância conectar  o que se aprende  na escola  com as preocupações dos alunos. Esse por sua vez deverá ser protagonista  da sua  própria  aprendizagem.
          Nesse sentido podemos dizer que  esta existindo um  novo olhar para a aprendizagem dos nossos alunos onde o Projeto de Aprendizagem entra em ação , promovendo um aprendizado  através de um enfoque  baseado  em indagações  para os nossos alunos  com questões  e conflitos  que seja,  reais  e relevantes  a suas vidas.
         Na nossa sala de aula  o Projeto de Aprendizagem  auxilia o professor  introduzindo  novas formas  de ensinar  e aprender, oportunizando uma interação maior  entre o relação professor e aluno permitindo que o aluno possa construir um universo  de ações diversificadas e tenha uma participação ativa e motivadora no processo de aprendizagem.
Durante o execução do nosso  Projeto  de Aprendizagem  fui percebendo que o professor desempenha  o papel de mediador,  e quebra os paradigmas  antigos e tradicionais de ensino,e nesse sentido podemos perceber que o aluno desenvolva  habilidades  e competências  a respeito   de qualquer assunto , usando estratégias  diferentes de aprender.
         Portanto o Projeto de Aprendizagem  ele visto como um facilitador de aprendizagem para o aluno,  ele pode e sim ser desenvolvido em qualquer  entidade de educação depende do professor fazer o uso do mesmo, claro que para algumas instituições ele ainda é desconhecido.


8 comentários:

  1. Oi Tânia, muito legal a questão sobre o mar, como foi a repercussão? O que eles trouxeram? Em que fase estão? Fiquei curiosa, afinal é um assunto pertinente à nossa realidade local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucinéia!!
      Realmente a questão de investigação para o nosso Projeto de Aprendizagem está relacionada com a realidade deles. No inicio foi difícil fazer a execução do mesmo mas, ao longo das semanas comecei observar atentamente os questionamentos relacionados em sala de aula por eles onde surgiu essa pergunta fazendo o ponta pé inicial ao nosso projeto. Hoje estamos nas dúvidas temporárias e certezas provisorias, realizamos uma experiência sentindo a salinidade da água do mar em nosso corpo e a interação deles em relação ao nosso projeto está fluindo gradativamente.

      Excluir
  2. Boa noite Tânia. Também estou construindo o Projeto de Atividade com meus alunos e com persistência, vamos desenvolvendo nosso objetivo. Só discordo quanto a sua opinião de que crianças de 4 ou 5 anos não tenham conhecimento prévio. Acredito que através de desenhos ou uma rodinha de conversa as crianças possam expor seus pensamentos quanto a água do mar. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Silvana!
      Quando estava falando sobre o conhecimento prévio eu estava me relacionando num modo geral para darmos o ponta da pé inicial a questão de investigação para o nosso Projeto de Aprendizagem.Por exemplo quando perguntei o que eles gostariam de estudar, pesquisar aqui na escola, eles não souberam me responder.
      Para conseguir a questão de de investigação eu comecei a observar e ficar mais atenta na hora das atividades lúdicas tanto no pátio como em sala de aula para descobrir o nosso tema.
      Claro que em relação ao tema descoberto, eles apresentaram um conhecimento prévio sim, pois, o tema está relacionado a vida deles.

      Excluir
  3. Oi Tânia !No começo é sempre mais difícil mas gostaria de saber de que o que eles estão achando de tudo isso pois a tua turma é um pouco maior que a minha?Bjs Bom Trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda!!
      No inicio foi difícil,mas ao longo das semanas o Projeto de Aprendizagem está começando a criar forma, eles estão começando a interagir bem mais, pois, é uma assunto sugerido por eles e relacionado com a realidade e conhecimento de todos, realmente é uma turminha grande e tenho um aluno que requer um pouco mais de atenção pois, ele faz a inclusão com necessidade especial onde o andamento da turma exige um pouco mais de paciência,dedicação e também no desenvolvimento das atividades um pouco mais lento.

      Excluir
  4. Olá Tânia, que bom que estás conseguindo perceber as transformações durante a construção da tua proposta. Para além, das perguntas formais é isso mesmo precisamos ser cada vez mais atentos, prestar atenção a pequenos acontecimentos aqueles sinais que surgem durante os encontros na sala de aula, em momentos de diferentes acontecimentos. Além disso, é necessário percebermos o processo de desenvolvimento e todos os acontecimentos e desenvolvimento dos nossos alunos.
    Márcio Malavolta

    ResponderExcluir
  5. Tânia, gostaria de saber como foi recebida a tua proposta do projeto de aprendizagem, pela equipe diretiva ou coordenação pedagógica, da tua escola?

    ResponderExcluir